quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Por cá...é tempo de colher azeitona


Quando à Quarta-Feira o frio chega… já se sabe, o Natal está à porta e a azeitona também.
A apanha da azeitona é uma tarefa difícil, pois calha sempre no tempo de baixas temperaturas, uma vez que esta atividade se inicia no final de novembro e prolonga-se até ao início de janeiro, quando a azeitona está completamente madura.
O “ouro liquido” da Quarta-Feira é um produto de grande qualidade, muito procurado e “respeitado” na nossa região, pois muitos são aqueles que ao longo do ano procuram o azeite da nossa terra.
É um dado comprovado pela ciência que há uma relação do azeite com a longevidade, prevenindo doenças, aumentando a expetativa de vida e muitos outros aspetos benéficos, por isso o azeite é como que um remédio natural que sabe bem e não faz mal.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lume, castanhas e vinho...


Reza a lenda e a tradição que no dia de São Martinho, haja lume, castanhas e vinho.
Na Quarta-Feira a tradição também é assim e o ditado que, pelo São Martinho, manda ir à adega e provar o vinho também deve ser respeitado, e foi precisamente o respeito desse princípio que me levou, hoje mesmo, a realizar a experiência que quase todos os Quartafeirenses conhecem, pois fui ao barrico, pus-lhe uma “relha” e podem acreditar, foi mesmo ao fundo, mas para tirar todas as dúvidas fui buscar um pedaço de cortiça e não é que ficou no cimo… de seguida tirei uma jarrinha de barro cheia de vinho e com umas castanhas assadas cheguei à conclusão que a pinga está mesmo boa.
 Se o São Martinho a provasse, de certeza que ia gostar deste néctar da Quarta-Feira que tem óptimo paladar, seja ao almoço, à merenda ou ao jantar…