quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Santordia está a chegar

Quem não se lembra do nosso Santordia? Será que é possível um Quartafeirense não saber o que é o Santordia??? É claro que não. Este dia ( dia 1 de Novembro ) era um dos dias do ano mais aguardado pela pequenada, pois Santordia era sinónimo de festa, de levantar cedo, de alegria e de adoçar a boca.
A festa começava sempre na casa do ti Felismino e da ti Delfina (ao fundo da quinta) e terminava numa casa da Quinta Nova, os mais velhos iam à frente e os mais pequenos atrás… e ai daquele que não obedecesse às ordens.
Um pormenor muito engraçado  que todos gostavam e de certeza se devem lembrar  era do cafezinho que a ti Idalina nos dava sempre quentinho e com uns bolinhos que eram uma maravilha.
Esta tradição era uma verdadeira alegria para “o nosso povo”…pois era sinal de vida e de juventude. Esperemos que este ano ainda haja umas criancinhas que façam a volta e não deixem cair esta tradição típica da nossa aldeia no esquecimento.
Haja alegria…”Vivó o Santordia”

1 comentário:

  1. Bons velhos tempos! Era levantar cedo para não perder nada, nenhuma casa ficaria por visitar à espera do Santordia!!!

    Os anos passam mas a memória fica.

    ResponderEliminar