sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Ti Clementina e o seu gatinho de estimação

Recordar a ti Clementina é recordar mais um pouco do passado da Quarta-Feira, pois esta mulher que faleceu em 1987 teve uma história de vida algo atribulada e difícil.
Clementina Maria foi casada com Jesuino Gomes e foi mãe de Maria D’ Assunção e de Firmino Gomes.
Dois ou três anos após o seu casamento, o seu marido, à procura de melhor vida, em 1926 partiu para França deixando-a na Quarta-Feira com dois filhos ainda de tenra idade para criar, o que não deve ter sido tarefa fácil.
Já em França o seu marido, a trabalhar numas minas de carvão foi ganhando algum dinheiro, parte do qual ia enviando para a ti Clementina tratar dos filhos.
Entretanto o tempo foi passando e o seu marido apenas veio a Portugal duas vezes, pois com o passar do tempo, com a distância e com a falta de meios de comunicação, a ti Clementina  e o ti Jesuino estiveram cerca de 31 anos sem se verem um ao outro, pois só se voltaram a encontrar em 1957 quando ela tomou a iniciativa de viajar até França e ir ao encontro do marido.
O que é curioso é que a ti Clementina, por indicação de alguém lá foi dar com o sítio onde o seu marido se encontrava, mas a verdade é que quando ela bateu à porta da casa onde ele estava nenhum deles reconheceu o outro, pois passado tanto tempo as feições físicas não seriam exactamente as mesmas de outrora.
Segundo se consta o ti Jesuino que a ti Clementina encontrou em França, na altura com cinquenta e poucos anos tinha um aspecto de uma pessoa completamente envelhecida com nenhuma ou pouca semelhança com o homem com quem um dia ela se havia casado e do qual tinha dois filhos.
Após o reencontro a ti Clementina ficou por lá e viveu cerca de um ano com o seu marido, que devido aos malefícios das minas acabou por morrer ainda bastante novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário