terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ti Adelino Marques - O Homo Habilis

O homo habilis cujo nome significa “homem habilidoso” surgiu há aproximadamente dois milhões de anos. Este homem fabricava e utilizava ferramentas que davam resposta às suas necessidades do dia a dia.
Pois bem, na Quarta-Feira, à semelhança das savanas de África também havia um homem muito habilidoso, pois o Ti Adelino era um verdadeiro visionário da sua época, tendo ideias e capacidades com alguma invulgaridade que lhe permitiam dar resposta a muitas situações de difícil resolução.
O Ti Adelino era um homem simples na forma de ser mas de engenhosas ideias, pois a tudo sabia dar um jeito principalmente na arte da carpintaria que era como se fosse a sua especialidade, pois tanto fazia uma mesa, uma cadeira, um banco, um andor, como fazia qualquer coisa que lhe pedissem.
Para além da arte de trabalhar a madeira também sabia fazer ou arranjar armadilhas para coelhos, raposas, pássaros e afins.
Mas as suas capacidades não ficavam por aqui, pois tinha carta de mota apara se deslocar e para os seus trabalhos agrícolas rendeu-se às vantagens das máquinas e deixou de utilizar a tracção animal para passar a usar o seu trator que facilmente aprendeu a conduzir.
Além destas capacidades e por ter sido emigrante aprendeu a falar francês e quem se lembra do seu estilo domingueiro de certeza se lembra que não havia missa a que o Ti Adelino assistisse que não levasse no bolso da camisa uma ou duas esferográficas para eventuais necessidades.
Enfim, o Ti Adelino foi de facto um ilustre Quartafeirense que deve ficar na memória daqueles que têm gosto em relembrar um pouco da história da nossa aldeia, das suas gentes e do seu modo de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário