domingo, 9 de dezembro de 2012

“Ti Fliménia – A Parteira da Quarta-Feira”


 

Aqui está a fotografia da Ti Fliménia, nome pelo qual era conhecida, pois o seu nome certamente seria Filomena e do seu marido António Lourenço. Esta simples fotografia é mais uma peça de um puzzle que é a história da nossa terra.
 

A Ti Fliménia foi durante muitos anos a parteira da Quarta-Feira. Pelas suas mãos hábeis e competentes e de muito saber, de experiência feito, passaram quase todas as crianças nascidas ao longo de várias décadas.

Naquele tempo não havia médicos, hospitais como há hoje, nem tão pouco havia estradas por onde pudessem ser transportadas as parturientes de então, a não ser pela velhinha estrada do Vale D’Arca.

O Nascimento das crianças tinha portanto de ser resolvido na aldeia e felizmente, sempre com êxito graças à Ti Fliménia.

A Ti Fliménia, além de exímia parteira, era alguém que estava sempre pronta a ajudar quando era necessário, mesmo em situações difíceis .

Pelo bem que aos Quartafeirenses fez, Bem-Haja à Ti Fliménia, pelo conforto e pela ajuda que tantas vezes proporcionou em momentos difíceis a quem dela precisou.

Pelo sol radioso que existia na sua alma, onde o sonho e a ternura a todos embalava com amor, que Deus a guarde lá no alto para todo o sempre onde, segundo acreditamos, devem estar os bons e os justos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário