domingo, 13 de março de 2011

O Santordia

Quem um dia nasceu e foi criança na Quarta-Feira, sabe certamente aquilo que significa a palavra “Santordia”, que em criança pronunciou vezes sem conta.
Esta palavra deriva da expressão latina “Santorum Die” que significa Dia dos Santos, mas na nossa aldeia, está inevitavelmente associado à infância, à magia e à nostalgia dos tempos de criança.
O “Santordia” consiste precisamente numa tradição já muito antiga em que as crianças da Quarta-Feira no Dia de Todos os Santos, se juntam de manhã bem cedo, para percorrer toda a aldeia de porta em porta, gritando a uma só voz a palavra “ Santordia” até que à porta de cada casa venha o dono(a) com um saco cheio de coisas doces para satisfazer os desejos da pequenada.
Na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro era quase sempre uma noite em branco para aqueles que de madrugada, por volta das seis da manhã, queriam estar “ao fundo da quinta” para então começarem a volta que tinha algumas regras, pois os mais crescidos iam na frente e os mais pequeninos tinham que ir alinhados na parte de trás da fila obedecendo  às ordens dos mais velhos.
Na verdade o “Santordia” era uma verdadeira festa e uma alegria para miúdos e graúdos, para os primeiros um dia aguardado sempre com muita ansiedade e para os segundos, uma forma de recordar os seus tempos de criança e de sentir a juventude da aldeia.
Mas hoje o “Santordia” já não é o que era, pois rebuçados, bolachas e chocolates há muitos, mas quem os queira é que parece que não há, pois as cegonhas aqui não têm pousado e de França já não chegam bebés.

Sem comentários:

Enviar um comentário