quarta-feira, 30 de março de 2011

O São Cornélio

São Cornélio foi o Santo que deu nome ao monte mais alto que sobressai numa das encostas rochosas da nossa Quarta-Feira.
É precisamente nas Memórias Paroquiais de 1758 que se encontram as primeiras informações escritas sobre o Monte de São Cornélio, sobre a lenda do Santo e da sua capela.
As pessoas mais velhas falam na construção ( certamente que foi uma reconstrução ) da capela por volta de 1920-1930. Segundo estas pessoas, foram os rochedos a ditar as leis, tendo sido necessário levar todos os materiais às costas, uma vez que não havia burro ou carroça que chegasse ao local. A última reconstrução ocorreu à cerca de 20 anos e mais uma vez foi necessário levar tudo com a força de braços que com a boa vontade e um profundo respeito pelo sagrado lá conseguiram repor o que as intempéries e o vandalismo foi destruindo.
Quanto à lenda descrita no documento há quase 300 anos é praticamente igual à que ainda hoje é relatada pelos mais velhos que dizem que o Santo apareceu numa lapa a um rapaz, onde fazia bastante frio, chovia e nevava. O Santo foi levado para a igreja do Dirão da Rua, mas ele ia novamente para a lapa, então as pessoas decidiram fazer-lhe uma capela e colocaram lá a imagem do Santo.

O documento refere que a partir de então passou a haver romagens de pessoas de locais distantes, incluindo de Espanha, romagens essas que já se perderam na memória.
Quem hoje visita o São Cornélio, certamente que não será pelo fervor religioso, mas pelas paisagens fabulosas e únicas que este local oferece, pois daqui é possível avistar toda a Cova da Beira, a Serra da Estrela, a cidade da Covilhã, a Guarda, o Sabugal, Sortelha e é claro que o São Cornélio não poderia permitir que daquele sítio não se tivesse uma vista privilegiada sobre a fantástica e bela aldeia de Quarta-Feira da qual, provavelmente, este Santo também era admirador, pois não é possível que uma divindade ficasse indiferente a tão rara beleza natural.
Visto que o horizonte é espectacular e muitos continuam a insistir em visitar este local, já vai sendo tempo e seria bom que os responsáveis autárquicos tivessem a amabilidade de criar um roteiro turístico pedestre, incluindo nele o monte de São Cornélio e a aldeia presépio que é a Quarta-Feira. Seria um pequeno contributo para o desenvolvimento turístico da região, valorizando o património natural.   

Sem comentários:

Enviar um comentário