terça-feira, 1 de março de 2011

A electricidade

Será que se podia morar na Quarta-Feira sem electricidade?
Poder até podia mas não era a mesma coisa.
De facto, esta questão é um slogan televisivo mas a Quarta-Feira às escuras foi, durante muitos anos, a realidade desta aldeia.
Até 1976, ano em que a electricidade chegou à nossa aldeia, a única luz possível era a do sol, que em dias de chuva e nevoeiro também não deveria ser muita.
Nos dias de hoje a electricidade é uma condição sine qua non à vida de qualquer ser humano em qualquer parte do planeta, ao que parece, hoje tudo é eléctrico, já só falta mesmo as pessoas também o serem, ou talvez já nem isso, pois muitos já dizem que quando bebem café ficam eléctricos.
A verdade é que na Quarta-Feira viveu-se muito tempo sem electricidade e quem lá viveu sem ela, provavelmente, naquela altura, até pensaria que não era necessária e que seria mais um luxo do que propriamente uma necessidade.
Nos dias de hoje já não há, felizmente, aldeias sem electricidade e isso já é uma comodidade perfeitamente banal, no entanto o que é paradoxal é o facto de a Quarta-Feira e a maioria das aldeias da nossa região não terem, apesar destas grandes evoluções, o povoamento de outros tempos, pois antigamente não havia “luz” mas havia gente e hoje há “luz” mas não há gente.
Por vezes dá que pensar e impõe-se a questão “ Será que as nossas aldeias voltariam a ter gente se houvesse um apagão ?”

Sem comentários:

Enviar um comentário