segunda-feira, 7 de maio de 2012

Quarta-Feira "Aldeia dos Meus Encantos"


Nasci no sopé de duas serras, onde, segundo rezam as crónicas populares, havia muitos tocadores, minas que davam vida  e pão a muita gente e muitas tradições únicas que fazem desta aldeia um lugar único com uma paisagem admirável e um clima maravilhoso.

Na aldeia dos meus encantos, cresci a ouvir cantar os rouxinóis, o cuco, os galos, o tilintar das campainhas das vacas, dos chocalhos das cabras e ovelhas, de passear nos tradicionais carros de vacas e a cavalo nos dóceis burros que estão quase em vias de extinção.

À medida que fui crescendo fui-me deliciando a ouvir histórias que os mais antigos muito bem sabem contar e que eram e são uma forma de conhecer um pouco do passado e da forma de viver deste povo.

A Quarta-Feira é, sem sombra de dúvida a aldeia mais bonita da freguesia de Sortelha e até do concelho de Sabugal onde cada montanha, cada ribeira, cada pedra e cada pormenor tem um encanto próprio que só é apreciável pelos olhos que realmente sabem apreciar aquilo que é verdadeiramente belo e deslumbrante.

Na aldeia dos meus encantos a história faz-se todos os dias ao mesmo tempo que há espaço e oportunidade para viver a história dos nossos antepassados com amor e alegria.

Na Quarta-Feira interiorizou-se o princípio de que nem só de pão vive o homem e ainda se preservam muitas tradições como o Carnaval com a fama, o cozer do pão, dos doces e outros petiscos que fazem crescer água na boca, a volta da Santa, o Santordia e outras que são típicas da nossa aldeia.

A aldeia dos meus encantos está de braços abertos para aqueles que a visitam oferendo-lhes o perfume das flores campestres, a tranquilidade e o abraço amigo da amizade aldeã, consagrada na célebre expressão: “Entre quem é boa gente”.


Sem comentários:

Enviar um comentário