terça-feira, 26 de abril de 2011

Da Pastorícia à informática



Quem chega à Quarta-Feira pela entrada Norte, encontra, além de muita beleza, um conjunto de obras de arte que têm um simbolismo e uma razão de ser que à primeira vista até podem parecer descabidas e pouco adequadas ao local em que se encontram.
Mas tudo tem uma explicação e tudo faz sentido desde que devidamente fundamentado, e a lógica deste “pequeno museu” sustenta-se naquela que foi uma forma de vida ao longo do século XX, do povo da Quarta-Feira.

No início do século, a Quarta-Feira tinha como principal fonte de rendimento, o campo, os animais e a agricultura em geral e daí a razão de ser da cabana, típica dos pastores que em dias de chuva, frio e neve encontravam naquele tipo de cabana o abrigo necessário enquanto os animais pastavam.

A mala simboliza a emigração que foi uma realidade para muitos Quartafeirenses, pois foram vários aqueles que à procura de uma vida melhor partiram rumo a outros países como França, Suíça e Alemanha, onde acabaram por ficar depois de uma vida de trabalho, uma vez que aí tiveram família e criaram laços de amizade.

Por último o computador surge como uma ferramenta fruto da evolução dos tempos que também chegou à Quarta-Feira e veio para ficar, pois com esta máquina fantástica, qualquer Quartafeirense fica rapidamente em contacto com todo o mundo, o que faz desta terra como que um pequeno bairro da aldeia global que é o planeta.

Assim sendo, este cartão de boas vindas da aldeia é muito mais que qualquer coisa em pedra, uma vez que por um lado dá um ar de graça a quem por ali passa e contempla a paisagem e por outro lado exprime através da arte e de forma resumida aquela que foi uma forma de vida deste povo de tamanha vontade e capacidade de lutar por causas que acredita valer a pena em prol de uma melhor qualidade de vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário