domingo, 17 de abril de 2011

Porque será que a Quarta-Feira se chama assim ! ?

Descobrir ou tentar navegar pela história no sentido de desmistificar ou tentar perceber aquilo que de boca em boca foi passando sem que esteja escrito em qualquer lugar, como é o caso da origem do nome de uma localidade, constitui pois um exercício de aventura e de alguma imaginação que nos pode levar a conclusões com mais ou menos consistência que valem o que valem enquanto meras hipóteses impostas pela leveza da imaginação de cada um.
Assim sendo, no que à Quarta-Feira diz respeito, correm várias versões, mas aquela que parece ter mais aceitação é a que vinca a ideia que há muitos, muitos anos, houve aqui uma feira em que se vendiam os mais diversos produtos, essencialmente agrícolas e no final da mesma quando os vendedores já iam de regresso às suas terras, alguém de repente, numa expressão típica de quem se lembrou de alguma coisa, terá dito que se esqueceu da Quarta na feira.
A Quarta era, ao que parece, um recipiente que representava uma determinada unidade de medida, mas a forma como terá sido dita tal expressão: “Esqueci-me da Quarta na feira” foi aproveitada e apadrinhou aquela que se havia de tornar a terra ímpar e esplendorosa que a todos nós um dia serviu de berço.
Esta é apenas uma hipótese e uma tese que de geração em geração foi passando, mas se a imaginação quiser muitas outras pode haver. A título de exemplo do que é legítimo solicitar à imaginação poderíamos até pensar que esta terra era, até determinado momento, um lugar deserto e que certo dia alguém ao passar por aqui e depois de ver com olhos de ver terá chegado à conclusão que este sítio era um verdadeiro desperdício estar desabitado, pois afinal os pontos mais belos do planeta merecem que tenham gente a cuidar deles. No entanto, esse alguém ter-se-á deparado com o dilema de como identificar este lugar, o que o levou a pensar nos mais diversos nomes e a ficar um pouco confuso, pois afinal não sabia qual seria o mais adequado.
Foi então que depois de muito pensar decidiu que como o dia em que descobriu esta terra era precisamente uma Quarta-Feira, esse poderia ser o melhor nome para esta localidade, pois assim nunca mais se esqueceria que descobriu este local fantástico, precisamente a meio de uma semana e que ao mesmo tempo esse nome iria fazer com que o povo que aqui se viesse a fixar fosse também muito famoso, falado em todo o mundo e com o privilégio de ter um dia de descanso a meio da semana pelo facto do nome da sua terra coincidir com o dia em que foi descoberta.
O que aconteceu com o decorrer do tempo, foi que o nome da localidade manteve-se mas o direito ao descanso semanal foi coisa que este povo abdicou por ser de tal “bravura” que a sua garra e determinação não se compadece com folgas a meio de uma qualquer semana de trabalho, pois a vontade de trabalhar é mais forte do que qualquer lei imposta por quem quer que seja.
Como esta, poderia ainda haver muitas outras teses, mas a verdade é que a Quarta-Feira tem este nome que faz dela um lugar genial, único e sem igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário