quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Microclima da Quarta-Feira

Microclima é por definição uma região, uma zona ou uma área relativamente pequena cujas condições atmosféricas diferem da zona envolvente.
É precisamente o que acontece na Quarta-Feira, pois aqui há um clima e todo um conjunto de factores e de condições excepcionais que tornam possível uma prática agrícola excepcional.

A agricultura sempre foi e continua a ser uma actividade económica importante, embora por vezes não se lhe dê o devido valor. A agricultura é uma actividade muito sensível a determinados factores, como é o caso do clima, do relevo, do solo, do desenvolvimento tecnológico e cientifico e também das tradições culturais.
Há factores que são manipuláveis e dependem de variáveis humanas, como é o caso do desenvolvimento tecnológico e cientifico e das tradições culturais, mas o clima, esse só depende da natureza e não é possível aos homens, por mais inteligentes que sejam, impor um determinado clima numa determinada região, a não ser criar condições artificiais em espaços relativamente reduzidos, como é o caso das estufas.
Na Quarta-Feira, quis Deus e a Natureza que fosse possível cultivar um grande número de espécies agrícolas sem recurso a grandes mecanismos artificiais, pois nesta terra é possível produzir batata, centeio, alface, azeite, vinho, árvores de fruto e todo um conjunto de outros bens comestíveis que o ser humano necessita para a sua alimentação.

Tudo isto deve-se então a todo um conjunto de condições que estão reunidas nesta localidade que permitem até desenvolver uma agricultura biológica com recurso a técnicas e instrumentos simples, utilizando fertilizantes naturais que conferem aos produtos aqui produzidos, características ímpares que não se conseguem em qualquer lugar.
Assim sendo, o microclima da Quarta-Feira constitui mais uma boa razão, a somar a tantas outras, para que esta terra seja cada vez mais um local que se recomenda e que deve ser considerada uma zona protegida pelo ar puro que aqui ainda se respira

Sem comentários:

Enviar um comentário