terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

As Janeiras Na Quarta-Feira


As Janeiras, é uma tradição portuguesa que, em Portugal, se comemora, com algumas diferenças de região para região, mas sempre tendo por base o mesmo motivo que é anunciar o nascimento de Jesus e pedir aos residentes as sobras Natalícias.
Também na Quarta-Feira esse costume é ainda hoje vivido com entusiasmo pelos seus habitantes, embora já não seja comemorado como outrora, em que todos as famílias matavam o porco e tinham sempre uma morcela ou chouriça para dar. Hoje, em virtude de a matança já ser um fenómeno um pouco raro, a maioria das pessoas opta por dar dinheiro. As receitas obtidas com esta tradição vão servir, no caso da Quarta-Feira, como contributo para a festa da aldeia em honra de Nossa Senhora do Desterro, que se realiza de 3 em 3 anos no mês de Agosto, para que aqueles que estão longe possam estar presentes.
A última festa da Quarta-Feira foi em Agosto de 2010 e a próxima vai ser em Agosto de 2013, cujos mordomos vão ser Loic Gonçalves, Morgane Gonçalves, Lucrécia Reis e Ricardo Costa.
O pedido das Janeiras de 2011 teve lugar no passado Sábado dia 12 de Fevereiro, tendo estado a cargo de André Gonçalves em representação de Loic e Morgane, de Diamantino Costa em representação de seu filho Ricardo e Joaquim José marido de Lucrécia.
Esperemos que a Quarta-Feira continue a ter mordomos para que as festas se continuem a realizar por muitos e muitos anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário