sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Escola Primária que foi e aquilo em que se transformou

À semelhança da maioria das aldeias, também a Quarta-Feira teve uma escola primária, modelo plano centenário, cuja arquitectura era uma marca do Salazarismo. Oliveira Salazar, foi a figura controversa que todos sabemos, para uns uma figura nostálgica que até cá fazia falta e para outros, não passa de uma personalidade do passado que nem o seu nome é bom lembrar. A verdade é que não há ninguém tão mau ou tão bom que consiga apenas protagonizar  “cenas” só de ventura ou de desventura e Salazar foi um politico que, como tantos outros, teve o seu lado positivo e a sua faceta menos boa. Esquecendo agora os aspectos negativos, é bom lembrar que foi graças ao seu espírito campestre e ao seu apreço pelo mundo rural que o ensino primário se massificou ao ponto de quase todas as aldeias, por mais pequeninas que fossem, terem uma escola primária, onde muitas gerações aprenderam ensinamentos muito importantes para a vida.
A Quarta-Feira, não sendo excepção foi também contemplada com uma escola primária que durante mais de 50 anos teve as portas abertas para as crianças da aldeia.
Foi de facto uma pena que o flagelo da desertificação do interior tivesse chegado a este ponto de as escolas terem de fechar por falta de alunos. Mas enfim, a realidade é esta e as escolas cheias de vida e de alegria deram lugar a edifícios sombra, muitas vezes, em ruína. Mas na Quarta-Feira  conseguiu-se, pelo menos, evitar essa degradação do edifício escolar, que mais ano menos ano seria um mau cartão de visita da Quarta-Feira, onde provavelmente haveria vidros partidos, silvas e arbustos.
A escola primária transformou-se então num moderno laboratório de teatro, com todos os requisitos, ao dispor do grupo Guardiões da Lua, ao mesmo tempo que tem também um salão polivalente ao serviço de toda a população desta aldeia.
Esta obra deve um agradecimento especial ao Rui Marques, um rapaz cá da terra que todos sabem que é um grande admirador  da Quarta-Feira  e que por isso tem sido uma pessoa cujo dinamismo e empenho muito tem contribuído para o bem comum de todos nós que gostamos de ver a Quarta-Feira na rota do sucesso e da prosperidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário