quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Luís Cunha. Um Herói da Quarta-Feira

Será que há algum filho da terra que nunca ouviu falar em Luís Cunha? Com certeza que não, pois Luís Cunha está para a Quarta-Feira como Luís de Camões para Portugal. Para além do nome Luís, comum aos dois, têm também a eles associada a capacidade de se perpetuarem na memória das gerações posteriores a eles. Se Camões deu nome a Portugal pelas suas grandes obras literárias, Luís Cunha deu nome à Quarta-Feira pelas suas grandes qualidades enquanto acordeonista.
Se ainda hoje a Quarta-Feira é conhecida como sendo a Terra dos Tocadores, muito deve a este homem, ao " Ti Luís Cunha" como ainda  hoje é denominado quando alguém a ele se quer referir.
Segundo contam as pessoas com mais idade, que melhor o conheceram, a sua projecção ia muito além da Quarta-Feira e da freguesia de Sortelha, pois com a ajuda da sua bicicleta, meio de transporte que usava para se deslocar, fazia actuações em locais que, para um veículo movido a pedais, eram muito distantes, como é o caso de Pinhel, Vila Franca das Naves e Penodono.
Luís Cunha era um homem amigo da farra que estava sempre pronto para mais uma "ronda" com a rapaziada pelas ruas da Quarta-Feira.
Este homem foi, sem dúvida, uma figura ilustre, que faz parte do património cultural e da identidade desta aldeia, cuja história não devemos deixar cair no esquecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário