quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quinta Velha ou Quinta Nova

Todas as localidades, principalmente as de maior dimensão, estão organizadas territorialmente em ruas, largos, pracetas e bairros. A Quarta-Feira, não sendo excepção tem também o nome das suas ruas, como é o caso da Rua Direita, Largo da Escola, Beco do Cabecinho, Rua dos Pessegueiros, entre outros. Mas para além do nome das ruas, a Quarta-Feira tem uma divisão territorial muito anterior, imposta por moradores de outros tempos, que é precisamente a Quinta Velha e a Quinta Nova, sendo uma espécie de bairros distintos, cujo marco de divisão é um pequeno ribeiro, com o nome de Barroca dos Lanchais. A dita Barroca era um local temido pelos mais novos, pois ainda hoje é costume os adultos dizerem aos pequenos, em jeito de brincadeira mas com ar sério, que naquele local está lá a Pita Preta. Talvez essa espécie de lenda tenha uma explicação, mas ao certo não se sabe desde quando ou como nasceu essa expressão que ainda hoje se usa com frequência na Quarta-Feira : “tem cuidado que está lá a Pita Preta”.
Histórias à parte, a verdade é que a Quarta-Feira tem ainda hoje bem vincado um certo bairrismo entre os seus habitantes e por vezes, em conversas de taberna, já este assunto tem sido tema de conversa em que os da Quinta Nova vincam a ideia que é lá que estão os monumentos mais importantes como por exemplo a Escola, a Casa do Povo, o Poço das Heras e os da Quinta Velha contra-atacam, puxando a brasa à sua sardinha, dizendo que é lá que estão os Cafés, a Igreja,, o Forno entre outras coisas.
A verdade é que a Quarta-Feira, deve ter tido a sua origem na Quinta Velha e prolongou-se para a zona onde é hoje a Quinta Nova e as duas são inseparáveis e formam um todo que conferem à Quarta-Feira uma beleza natural, fazendo desta aldeia um lugar único sem igual que,  na opinião de muitos Quarta-Feirenses,  até poderia ser considerada uma das maravilhas de Portugal.  



Sem comentários:

Enviar um comentário